sábado, 24 de março de 2012

Extjs 4, Sencha Touch e criação de temas

Já faz um bom tempo que não escrevo nada referente ao Extjs. Eu comecei a utilizar esta tecnologia quando o framework estava mudando da versão 2 para o 3. Neste momento, estamos na versão 4. Houveram grandes mudanças na estrutura do framework e consequentemente na forma de utilizá-lo. Felizmente, a maioria dessas mudanças vieram para melhorar o framework. Um das mudanças foi a troca de donos da empresa que mantêm o Extjs. A empresa se chama Sencha e junto com a versão 4 do Extjs surgiu um novo produto. O framework irmão do Extjs, o Sencha Touch. O Sencha Touch é um framework javascript voltado a desenvolvimento para aparelhos móveis como smartphones e tablets. Hoje eu quero falar um pouco sobre um dos aspectos em que a mudança foi mais profunda no Extjs. Os temas. Na versão 3, o framework usava CSS 2. Agora, se foca em utilizar CSS 3 e disponibiliza o uso de uma tecnologia recente e poderosa. o SASS. Quem tiver interesse em saber mais sobre o SASS pode visitar esta página aqui. Mas vamos ao que interessa.

Encontrei, navegando pela web, um artigo muito interessante que demonstra como criar temas customizados ne maneira simples usando SASS. O artigo é este aqui.

O artigo está muito bom e muito claro. Não há necessidade de uma tradução. Porém, existe um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença. Após instalar o compass é necessário desinstalar o SASS e instalar uma versão mais antiga. Na prática, pasta seguir os passos abaixo:

1) Instale compass
sudo gem install compass


2) Desinstale o SASS
sudo gem uninstall sass

3) Instale a versão correta do SASS

sudo gem install sass -v 3.1.1


Com exceção deste detalhe, todo o resto do artigo está impecável.

É isso. No futuro, pretendo demonstrar como é possivel utilizar este artigo para criar temas customizados para o Sencha Touch.

Um comentário: